segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Dieta dos líquidos: entenda como funciona

 Entenda como funciona a dieta dos líquidos ou dieta líquida com a nutricionista Paula Castilho, da Rede Nação Verde

Dieta dos Líquidos: como funciona



Inúmeras são as dietas que surgem no dia-a-dia de homens e mulheres, dispostos a emagrecer ou, até mesmo, levar uma vida mais saudável. Mas, muitas vezes, as pessoas extrapolam os limites da saúde e do bem-estar, para que o resultado apareça de fato. Ficar sem comer por horas e seguir dieta sem orientação de um especialista são algumas decisões consideradas erradas e prejudiciais ao organismo. Entre várias opções de dietas, hoje, muito se fala da dieta dos líquidos, também conhecida como dieta líquida, composta basicamente por alimentos líquidos, como sucos, sopas, shakes e vitaminas. Por isso, a VivaSaúde procurou saber um pouco mais sobre essa alternativa de emagrecimento, seus riscos e benefícios. A nutricionista Paula Castilho, da Rede Nação Verde, marca de franquias com proposta sustentável nas linhas de nutrição, beleza, limpeza, explicou como funciona. Confira a entrevista exclusiva: 

1. Como funciona a dieta dos líquidos? 
A dieta líquida é uma dieta muito restritiva e indicada para alguns casos específicos como hidratação, pacientes com dificuldade de mastigação e deglutição, em casos de afecções do trato digestório, preparos para exames e cirurgia, pré e pós-operatórios. 
Ou, ainda, para quem deseja fazer um detox no organismo. Por isso, é indicado que se faça apenas por 1 dia, pois não traz uma quantidade de calorias suficiente e não faz o organismo trabalhar perfeitamente.

2. A dieta pode ser considerada saudável, por ser baseada em líquidos?  
É uma dieta muito restritiva, por isso, não pode ser feita por muito tempo e deve ser orientada por um nutricionista.

3. A dieta é rica em nutrientes?
Depende, se a pessoa investir no suco verde no café da manhã, por exemplo, o resultado será a diminuição da retenção de líquidos, o auxílio no emagrecimento, ganho de energia e de propriedades desintoxicantes, ideais para quem quer eliminar aquelas calorias a mais. Age como um suco detox, limpando seu organismo. 
Se combinado à alimentação balanceada e à prática de exercícios físicos, o suco verde será um excelente aliado contra a balança, agindo na queima de gordura e na retenção de líquido.

4. Quem pode se beneficiar com a dieta?
A dieta restritiva líquida é para casos de urgência, mas só pode ser feita com orientação médica e por um dia, caso a pessoa não se encaixe nos casos da primeira resposta. O indicado é que os caldos sejam feitos com legumes e verduras, pois são ricos em vitaminas e fibras. 

5. Existe algum cuidado? Há alguma restrição? 
Todo o cuidado. É preciso de acompanhamento, pois somente a nutricionista vai saber preparar um cardápio específico para cada problema e objetivo do paciente. Antes da dieta, o paciente passa por uma bateria de exames para saber como anda a saúde e para ver se é possível ou não fazer a dieta por um dia.

6. A prática de exercícios físicos é recomendável durante a dieta?  
Não, pois a pessoa tende a ficar mais fraca. Por ser de baixa caloria, pode gerar tontura e mal estar.

7. Você tem alguma dica? 
É essencial ter orientação de uma nutricionista, um dos maiores perigos é a redução extrema do aporte calórico diário, que pode levar a fraqueza e até desmaios. Por um longo período, pode gerar deficiências nutricionais e prejudicar o metabolismo. 
Levando em conta essas recomendações, uma dieta líquida saudável deve ser completa, contendo proteínas, carboidratos e fibras. É preciso incluir iogurte, leite, sucos de frutas, água de coco e sopas. 

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Granola



Granola

A mistura de grãos, frutas e castanhas da granola combina fibras e sais minerais a um sabor adocicado que combina com vários outros alimentos. As nutricionistas alertam, no entanto, que esse mix de cereais contém açúcar como ingrediente e não pode ser consumido em excesso - uma nutricionista poderá estipular a quantidade certa para a sua alimentação, mas costuma ser por volta de duas colheres de sopa por dia. 

Uma porção de 100 gramas de granola tradicional contém: 
Calorias: 480 kcal 
Carboidrato: 11,2g 
Proteína: 9,75g 
Gordura: 18,7g 
Fibras: 8,5g

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Chá preto: a bebida que ajuda a emagrecer e protege o coração

Ela também tem leve ação antioxidante, melhora o humor e é benéfico para o cérebro 

O chá preto é elaborado com a planta Camellia sinesis, a mesma que origina o chá verde e o chá branco. Esta bebida se destaca por conter grandes quantidades de cafeína, substância que ajuda no emagrecimento, aumentando a queima de gorduras. Ele também possui ação antioxidante, melhora o humor, protege o coração e previne doenças cerebrais degenerativas. 

A diferença entre os chás preto, branco, verde está na fase em que a planta é colhida e a maneira como são preparados. Entenda como cada um deles é elaborado: 

Chá branco: É produzido a partir das folhas novas e brotos, parte mais nobre da planta, que são colhidos antes das flores se abrirem. A coloração prateada desses brotos e folhas fez com que bebida recebesse o nome de chá branco. A planta não passa por fermentação e por isso conta com a ação antioxidante mais forte e menor quantidade de cafeína. Os processos para preparar a planta são a vaporização parcial e secagem ao ar na luz natural. 

Chá verde: É elaborado com a planta um pouco mais velha do que a do chá branco. Porém, ela ainda não passou por um estágio de fermentação tão grande. Por isso, possui ação antioxidante menor do que o branco, mas ainda se destaca por esse benefício, e maior quantidade de cafeína. No chá verde as folhas são colocadas sob vapor e depois secas. 

Chá preto: É feito com as folhas ainda mais velhas e passa por um processo de fermentação maior. Por isso, ele possui ação antioxidante bem menor do que os outros dois chás e muita cafeína, que irá contribuir para a perda de peso. Os processos para a sua produção são: drenagem interna sem rotação, rotação, fermentação, secagem fina.

  Nutrientes do chá preto

O chá preto conta com grandes quantidades de cafeína. Esta substância, quando consumida com moderação, diminui a sensação de fadiga e sonolência, pois possui propriedades excitantes, e estimula o cérebro. Ela também irá ajudar na digestão, já que aumenta a produção de ácidos digestivos, e aumentar a irrigação coronária. Por fim, a cafeína conta com uma ação termogênica, ou seja, aliado à uma alimentação saudável, contribui para o emagrecimento porque estimula a queima de gorduras. 
O chá preto também possui ação antioxidante
A bebida também conta com flavonoides, compostos com propriedades antioxidantes, que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, pois diminui a oxidação do colesterol ruim, LDL, e também contam com ação anti-inflamatória. Porém, o chá preto possui uma quantidade de polifenóis muito menor do que a do chá branco e o chá verde. 
Outra substância presente no chá preto é a L-teanina. Trata-se de um aminoácido que age no cérebro e favorece o aumento dos níveis de ácido gamaaminobutírico (GABA), dopamina e serotonina, neurotransmissores relacionados com a sensação de relaxamento e bem-estar.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Alimentos que combate a queda de cabelo

Muitos alimentos podem lhe ajudar com esse pequeno problema de queda de cabelo, esses alimentos combatem a queda por conta de suas propriedades, ajudando a restaurar e fortalecer as células que não compõe as raízes capilares. Você não vai querer os seus cabelos caindo nem que seja temporariamente, o que pode ser causado por diversos fatores, idade, estresse, hormônios, falta de nutrientes, etc. A grande verdade é que tudo começa na raiz, com raízes mais fortes, é claro que a queda é reduzida. O cabelo é um dos três componentes principais do sistema conjuntivo intersticial (além da pele e unhas), é constituída basicamente por uma estrutura protéica, no caso a queratina. Normalmente cada fio de cabelo, cresce continuamente por dois a quatro anos, interrompe o crescimento para posteriormente, cerca de quatro meses, cair. No seu lugar, nasce um novo fio, formando um ciclo. Portanto, há uma quantidade de queda natural. Veja alguns alimentos e nutrientes que podem lhe ajudar nesta questão. - Zinco: nutriente importante como estimulante do sistema imunológico. Banana, brócolis, cereais, carne, marisco, chocolate, batata, além de uma série de alimentos que contém zinco em suas propriedades; - Cobre: chocolates, fígado de boi, ostra, sementes de gergelim, castanha de caju, sementes de girassol, castanha do Pará e pistache. Frutas cítricas não possuem cobre, mas ajudam muito na absorção do mesmo no organismo; - Ferro: nutriente importante por participa da formação da hemoglobina, componente das hemácias. Milho, nozes, espinafre, feijão, vísceras, carne, além de outros alimentos que possuem ferro em boa quantidade; - Silício: Arroz integral, manga, ervilha, cerveja, lentilha, e mais alguns alimentos que possuam silício em suas propriedades; - Piridoxinas: trigo, aveia e milho; - Vitaminas do complexo B: são vitaminas hidrossolúveis, o que significa que se diluem nos líquidos do organismo, seu excesso é eliminado pela urina. - O ideal é que estes alimentos sejam ingeridos com uma freqüência saudável, não se atenha a um alimento ou determinado tipo de nutriente, pois você pode ter um excesso deste nutriente e deixar faltando outros, o que não resolverá seu problema. Procure não deixar faltar especialmente estes alimentos em sua dieta semanal, ou até mesmo mais freqüente que uma semana. Basicamente, assim como na queda dos cabelos, a alimentação muitas vezes é a responsável e também a solução dos seus problemas. Para uma vida mais saudável, procure se alimentar corretamente, isso lhe renderá muita qualidade de vida.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Alimentos ricos em proteínas

Veja os alimentos ricos em proteínas e a melhor forma de prepará-los: - Claras de ovos: A melhor fonte de proteínas que o dinheiro pode comprar, combinado com o mingau de aveia, uma omelete de claras de ovos e um super café da manha fornece energia para um dia inteiro. Quando estiver comprando ovos, verifique a data de validade e sempre que possível verifique se estão todos intactos, o melhor jeito de manter os ovos é refrigerado, deste modo, ao chegar em casa coloque todos na geladeira. Mesmo que os ovos conservados fora de refrigeração não sofrerem necessariamente nenhum tipo de degradação, mantendo-os refrigerados desacelera este processo ao máximo. Uma boa forma de consumir é uma omelete, veja como é fácil preparar: utilize seis claras de ovos, misture com garfo e tempere com sal e temperos diversos a gosto, de forma que misture até fazer bolhas. Unte uma frigideira com o mínimo de margarina possível, utilize fogo médio-alto e adicione as claras, após 15 segundos, reduza o fogo e com uma espátula mova a omelete de forma que todos os lados sejam cozidos. - Alcatra: Mesmo com a preferência do peito de frango por ser fonte de proteína magra, a carne vermelha magra possui proteínas de qualidade superior ao frango. Na compra procure cortes com a carne com uma tonalidade vermelha, de forma que aparente vivacidade. Cortes que apresentam mínimos pontos amarronzados já significam que a carne esta entrando em processo de deterioração, apesar de ainda não apresentar odor nesta fase. Tenha preferência para que seja cortada em bifes, com o mínimo de gorduras aparentes, em bifes de aproximadamente 100 gramas. - Salmão: O filé de salmão é uma riqueza protéica, além da quantidade adequada de gorduras insaturadas, as gorduras “boas”. O filé de salmão fresco não possui odores e coloração definida, bem alaranjada. Um bom preparo é aquecer o forno em 200ºC e coloque os filés de 100g e cozinhe por 10 a 14 minutos ou até que o ponto central do filé possa ser penetrado por um garfo, utilize tempero a gosto. - Peito de frango: Rico em proteína com mínimas quantidades de gordura, além de bom paladar, o frango é muito bem aceito pela maioria das pessoas, o preço normalmente sair mais em conta que determinados cortes de carnes. Uma boa economia é comprar grandes quantidades congeladas, tomando cuidado com a embalagem e a coloração do frango, o mesmo deve estar com coloração rosada e não branca. Possui imensa variedade de pratos. 

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Alimentos a base de proteína

Diversos alimentos são fartos em proteína. Legumes, leguminosas, verduras, carne de porco, cereais, clara de ovo, leite e derivados são ricos em proteínas. As proteínas precisam ser a base da nossa alimentação para suprir as necessidades exigidas pelo nosso organismo. Quando o organismo está com deficiência desse nutriente é provocada uma serie de problemas, além de afetar o desenvolvimento e vulnerabilidade para certas doenças. Pelo fato da proteína ser fundamental para a saúde é que ela não deve faltar na alimentação diária das pessoas. O organismo não precisa apenas de proteína para funcionar normalmente, outros nutrientes também são necessários para a boa saúde do organismo. Todos os nutrientes necessários devem ser consumidos sem exageros de forma equilibrada para não faltar nem sobrar. Geralmente quem frequenta academias sabe que é preciso aumentar o consumo de proteína para suprir o que é gasto e auxiliar no aumento muscular. A proteína pode ser consumida em todas as refeições do dia, pois os aminoácidos presentes nela são extremamente importante para o organismo, além de possuir um valor nutritivo alto. Muitas pessoas vão em busca de novas maneiras de tentar suprir os fatores, pois normalmente a forma mais simples que elas encontram está nos suplementos ricos em proteínas. Todos sabem que a auto medicação pode trazer diversas e serias conseqüências. Uma quantidade exagerada de proteína pode fazer mal, bem ai contrario do que as pessoas imaginam. O acompanhamento médico sempre deve ser feito em ralação a administração de suplementos de proteínas. A alimentação equilibrada e saudável é a maneira mais indicada para começar aos pouquinhos acostumando o organismo, só assim é garantido todos os benefícios dos alimentos. O ideal mesmo é consumir cerca de duas gramas de proteínas referente a cada quilo do corpo, essa quantidade é essencial. Por exemplo: se uma pessoa pesa 70 quilos, a quantidade ideal para o seu corpo recebe é 140 gras de proteínas. Procurar auxilio médico é importante para indicar as quantidades certas e recomendações importantes para o consumo da proteína. Procure fazer uma reeducação alimentar. 

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Amamentação alimentação da mãe

Após o nascimento do bebê a mãe se preocupa com a estética e por isso reduz o número de calorias que ingere. A maioria das mães optam por uma alimentação mais restrita durante o período de lactação para que possam voltar ao peso ideal. O que muitas mães não sabem por falta de informação é que a produção de leite gasta um número considerável de calorias. Por motivo da produção de leite a mãe precisa de uma alimentação rica em calorias, pois a produção do leite materno gasta um número maior de calorias. A gordura que foi depositada no corpo da mãe durante a gravidez também é utilizada para fornecer energia para a produção do leite e é por isso que quanto mais a mãe amamentar, maior vai ser a perda de peso, assim consequentemente a gordura que se depositou no corpo da mãe vai diminuir. As mulheres que amamentam necessitam de minerais e vitaminas. O ideal é evitar os alimentos que possuam muitas calorias e que sejam ricos em carboidratos e gorduras como frituras, bolos, doces, tortas, salgados, chocolates, sobremesas e outros. É importante que seja acrescentado a alimentação das lactantes alimentos naturais e integrais. Uma dica interessante é substituir a farinha branca e refinada pela farinha integral, substituir o pão francês pelo pão preto, o arroz pelo arroz integral, no geral é interessante substituir os alimentos normais pelos integrais. A alimentação da mãe que amamenta pode causar alergias e cólicas nos bebês, por isso é ideal e fundamental a mãe saber se alimentar bem. É importante manter uma alimentação balanceada, que possua todos os tipos de alimentos como frutas, verduras, carnes, cereais e evitar ingerir alimentos gordurosos. A mãe que alimenta deve fazer cinco refeições por dia, o café da manhã, o almoço e o jantar são fundamentais e mais os lanches intercalados entre as refeições. Alguns alimentos devem ser evitados como a cafeína, pois se a mãe ingere essa substância, ela também estará presente no leite e isso deixa o bebê irritado, enjoado e sem sono, por isso é importante substituir por alimentos descafeínados. Evite comer chocolates, chás, café e refrigerantes. Outros alimentos que não possuem cafeína podem causar alergias e cólicas como a soja, peixe, frutas secas, amendoim, ovos, mate, chá preto, verde e outros. É importante saber que não existe alimento que possa prejudicar a qualidade do leite. Não pense que ingerir leite de vaca ou cerveja preta aumenta a quantidade de leite, isso é mito. O leite materno é o melhor alimento!  

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Cuidados com o sol do verão

A exposição ao sol é necessária, mas é preciso equilíbrio. A falta de proteção adequada pode provocar queimaduras superficiais e lesões graves. As queimaduras solares normalmente são benignas. Observe os sinais de manifestação: - Pele vermelha, sensível e inchada; - A região exposta fica quente e dolorosa. Em alguns casos as queimaduras são graves. Proteja se. - Reduza o tempo de exposição, em dias de muito calor ou de muito vento; - Não exponha a pele umedecida ao sol; - Renove a aplicação dos cremes protetores após entrar na água; - Use chapéu ou boné e tome bastante água; - Não use perfumes ou produtos à base de álcool. Eles podem provocar sardas; - Fique sempre à sombra e evite exposições contínuas; - Fora dos horários de proteção fique a sombra, cubra as crianças e proteja as partes expostas com filtro solar; - A exposição saudável á luz do sol se limita aos horários de menor incidência de raios ultravioleta: das 6 às 10h da manhã e entre as 16 e 18h. - desconfie sempre do sol escondido atrás das nuvens; - Busque sempre os conselhos do médico, em caso de estar fazendo algum tratamento. Mulheres que usam anticoncepcionais devem ter esse cuidado. A pele bronzeada não significa que a pessoa esteja protegida, apesar da pigmentação. Embora pareça amortecer os efeitos solares, há risco de envelhecimento precoce da pele e câncer. Os raios ultravioleta penetram na derme, matam as células, e a pele envelhece prematuramente.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Cuidados com pele morena

A responsável pela linda cor dourada das morenas é a melanina, que da a pele o pigmento marrom. A melanina além de ser responsável pela coloração, protege a pele como um filtro solar. O cuidado com a pele morena deve ser igual a qualquer outra, existem vários fatores que danificam nossa pele sem que percebermos. Os cuidados que devemos ter são simples, manter o rosto limpo, com o uso de sabonetes em gel sugerido para o seu tipo de pele. É importante não usar o sabonete do corpo para lavar o rosto, em geral estes sabonetes são mais fortes e agridem a pele mais sensível. Para controlar o pH, é necessário o uso de loções para a pele, levando em conta o seu tipo de pele, se for oleosa ou seca. Para uma limpeza profunda, os esfoliantes são fundamentais, retiram resíduos que entopem os poros. Lembrando que só deve ser usado uma vez na semana, protegendo sempre a área dos olhos. O protetor solar é indispensável, mesmo que o tempo esteja nublado. A idade é irrelevante se tratando de cuidados, existem vários tipos de produtos específicos para cada caso. Durante a menopausa temos baixa produção de estrógeno, esse processo faz com que a pele fique mais ressecada, o corpo por sua vez, perde um pouco a capacidade de reter água. É importante lembrar, que o corpo também necessita de cuidado. Para manter a pele macia use esfoliantes, isso também ajuda a conter pêlos encravados. As áreas que mais sofrem com esse problema são pernas e virilhas. Após o banho passe um hidratante que é indispensável para quem quer uma pele bonita e hidratada. Use esfoliantes também nos joelhos, não se esquecendo de dedicar um tempo aos cotovelos e pés. Tomar bastante líquido é importante para ter uma pele saudável e bonita, e se você adora usar maquiagem, nunca se esqueça de remover todo o produto com um demaquilante indicado par o seu tipo de pele, depois use um tônico para tonificar sua pele. Sabemos que a pele morena possui mais vantagens do que a pele clara é mais resistente aos efeitos do envelhecimento. Outra característica da pele morena é que ela é mais resistente e elástica, dificultando assim o aparecimento de rugas ou marcas de expressões. Mas essas características não livram a pele morena de sofrer problemas dermatológicos, por isso é importante ter cuidados antes de passar por algum procedimento estético. 

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Pele macia e hidratada

O objetivo de toda a mulher é manter uma aparência saudável e bonita, para isso, é preciso ter certos cuidados com a pele. Para ter uma aparência jovem, saudável com pele firme e com elasticidade, o desafio está em não perder a resistência e encarar a ação do tempo de frente, buscando alternativas fundamentadas. A ciência diz que uma das principais proteínas do corpo humano é o colágeno que é responsável pela resistência da pele que sofre uma reação química ao longo do tempo que altera a estrutura das fibras de colágeno e elastina, fazendo que a pele perca a firmeza. O colágeno representa cerca de 6% do peso corpóreo e faz parte da composição de órgãos de sustentação como a pele, ossos, tendões e cartilagens. O colágeno constitui somente na pele cerca de 80% da derme que é uma das suas camadas. O colágeno enrijece tecidos da pele, elimina rugas, aumenta a tonicidade dos músculos, entre outras atuações. Como o rosto é considerado uma espécie de cartão de visita da pessoa é importante entender a ação do colágeno para manter a pele saudável e sempre bela. A manutenção dos níveis desta proteína na pele faz com que a ação do tempo não pareça tão danosa para a estética do rosto. O relógio biológico marca que aos 25 anos de idade o organismo está no auge da produção do colágeno, até aos 40 anos não é tão expressiva a redução do colágeno, depois dos 50 a mulher começa a perder 1% das proteínas ao ano e essa perda de colágeno resulta na flacidez dos músculos, diminuição da densidade óssea e perda de elasticidade e força. Nessa busca de manutenção de colágeno na pele os cosméticos podem Trazer grandes ajudas. Os açúcares presentes na pele entram em contato com as fibras de sustentação do órgão e provocam o seu agrupamento, é esse agrupamento que deixa as fibras mais rígidas perdendo algumas de suas características como a elasticidade e flexibilidade o que favorece o aparecimento de rugas. Segundo pesquisa o chronos politensor de soja trás grandes benefícios para a pele. Durante quatro semanas 89% das mulheres que utilizaram apresentaram melhora na aparência geral da pele e 90% das mulheres apresentaram a pele mais lisa e uniforme. Muitas vezes achamos que cremes e tratamentos são suficientes para manter a pele bonita e saudável, ma alguns hábitos simples que às vezes não são cultivados podem fazer muito por nossa saúde e bem estar. Às vezes cometemos grandes pecados contra a nossa pele, com banhos muito quentes e exposição por longo tempo ao sol.  

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Como equilibrar a alimentação

Para as pessoas que precisam equilibrar a alimentação, o ideal é consultar um nutricionista, pois eles vão fornece dicas para você mudar seus hábitos alimentares e se alimentar corretamente. Os alimentos que atuam no nosso organismo são divididos em três grupos. Cada grupo possui uma função especifica. - O grupo dos alimentos energéticos contém arroz, pão, mandioca, batata e macarrão. Esses alimentos garantem a energia para as nossas necessidades vitais. - O grupo dos alimentos construtores contém carne bovina, aves, peixes, lentilha, feijão, grão de bico, leite e seus derivados. Esses alimentos possuem a função de restaurar os tecidos e incorporar os músculos do nosso organismo. - O grupo dos alimentos reguladores contém frutas e vegetais. Esses alimentos fornecem vitaminas e minerais e ainda contribuem para o bom funcionamento do intestino. Para equilibrarmos nossa alimentação é necessário incluir pelo menos um alimento de cada grupo de alimentos. Um almoço saudável e completo deve conter um tipo de carne grelhada, uma salada diversificada, arroz ou então salada e uma fruta. Para transformar a refeição mais apetitosa é importante variar o consumo de nutrientes. É ideal consumir de seis a oito copos de água por dia. A água é importante porque ela regula as funções do organismo agindo na absorção dos alimentos, na digestão, na excreção e na circulação. A água atua também como meio de transporte dos nutrientes e de todas as substâncias corpóreas que exercem o papel de manter a temperatura do corpo. Depois da menopausa as mulheres precisam consumir alimentos que são ricos em cálcio como leite e seus derivados. Consumir alimentos ricos em cálcio previne a osteoporose. O número de calorias consumidas todos os dias também geram muitas dúvidas. As calorias que consumimos são determinadas através de dois fatores: metabolismo basal e atividade física. Metabolismo basal é a quantidade mínima de energia que o corpo necessita para ficar em repouso e em estado de jejum. Esse metabolismo indica a quantidade necessária para manter processos vitais como respirar, manutenção da temperatura do corpo, circulação sanguínea entre outros. Para calcular o metabolismo basal é preciso levar em conta o peso corporal, idade e sexo. Com o calculo correto é possível determinar a quantidade correta de calorias a ser ingerida. Qualquer dúvida a respeito de equilíbrio da alimentação é necessário recorrer a um nutricionista. Alimentação saudável é sinônimo de saúde. E lembre-se você é o que você come. 

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Alimentos funcionais aspectos gerais

A alimentação é o combustível para o organismo, ele gera energia que é necessária para o desgaste do dia a dia. Os alimentos possuem suas funções nutricionais básicas e além delas, eles possuem propriedades que previnem ou até memso curam alguns males que nos atingem. As doenças crônicas e degenerativas são provocadas pelo sedentarismo principalmente. Esses alimentos que combatem e previnem as doenças são chamados de alimentos funcionais. Na década de 1980, os japoneses descobriram que os alimentos além de serem macronutrientes (carboidratos e proteínas), micronutrientes (vitaminas e sais minerais) e água, ainda possuem funções que vão além das funções nutricionais. As substâncias presentes nos alimentos são bioativas, que também são classificadas como fitoquímicas promovem benefícios para a saúde. Na década de 1990, é que começou a comercialização dos alimentos funcionais normatizada. O ministério da saúde liberou para os nutricionistas funcionais poderem prescrever a fitoterapia. Nas dietas que os nutricionistas prescrevem, eles procuram equilibrar a alimentação conferindo a funcionalidade através de alimentos que sejam ricos em substâncias bioativas como grãos, verduras, legumes, peixes, oleaginosas, chás. A combinação desse alimentos e a repetição da ingestão deles oferecem diversos benefícios para a saúde do organismo. Tomate, goiaba, uva, frutas em geral, brócolis, soja, cebola, alho, castanha de caju, chá verde, peixes, amendoim, gergelim, milho, azeite de oliva são ótimos alimentos para a saúde. Quando o consumo desses alimentos é regular e direcionados eles podem prevenir doenças inflamatórias, cardiovasculares, intestinais, reumáticas, hipertensão, diabetes entre outras doenças. A dietas é prescrita de acordo com os hábitos do paciente e também é levada em conta a individualidade de cada um. Mesmo que os pacientes tenham o mesmo biótipo, peso e altura, o metabolismo de cada um é diferente. Por mais que todos os alimentos sejam funcionais, eles perdem suas propriedades quando são processados. Os alimentos que são processados pelas indústrias alimentícias, fatalmente perdem a composição original. Quando são introduzidos conservantes e outros elementos químicos para prolongar a vitalidade e realçar o sabor dos alimentos eles perdem parte de suas propriedades, por isso é interessante consumir alimentos naturais e orgânicos. As pessoas cada vez mais estão mais preocupadas em busca de uma alimentação correta e saudável. Exclua os fast-foods, refrigerantes, frituras, doces, salgadinhos, embutidos, enlatados, plastificados, sorvete, bolacha recheada entre outros alimentos que possuem gordura saturada, gordura hidrogenada, colesterol e gordura trans. O conservantes mais usado pelas industrias é o sal, pois ele é o mais barato e é o um elemento muito prejudicial para a saúde, pois ele aumenta a pressão sanguínea. 

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Como equilibrar o emocional

Em algum momento da vida ou até mesmo em vários momentos, você se dará conta que está em meio a uma turbulência emocional, seja ela por questões de relacionamento ou desafeto. Há muitas formas de estabilizar sua emoção, veja algumas dicas para manter seu equilíbrio: - Mesmo que você não siga nenhuma religião, visitar igrejas ou templos vazios, ajudam a limpar a mente, sente-se e descanse, curta a paz e o silencio do ambiente; - Participe de um trabalho voluntario, pratique algum ato de ajuda ao próximo. Ajudar a quem precisa dá maior sentido à vida. Este tipo de atividade lhe faz conhecer muitas pessoas, distribuir suas atividades e ajudar a sanar seus problemas emocionais; - Aprenda a conviver melhor com você, aprenda a rir de você mesmo (a) e aprenda que você erra assim como as outras pessoas erram; - Valorize o que você tem e não se iluda comparando posses, a valorização das suas coisas, da sua casa, da sua roupa e até mesmo de si mesma (o). - Procure não se abalar com noticiais ruins e não repasse-as, uma situação acaba virando tragédia quando é passada de boca em boca e discutida, por isso, quando ouvir alguma noticia triste, guarde para si, para que a cada pessoa que você conte não fique debatendo isso com você. Você precisa viver livre deste tipo de coisa; - Compartilhe sempre suas incertezas, quando você escuta o que os outros têm a dizer, as duvidas se esclarecem e lhe dá mais sabedoria para sair de algumas enrascadas emocionais; - Não viva por antecipação, preste muita atenção na sua intuição, ser intuitivo é deixar o coração dar uma volta no futuro e voltar. Se preocupe com um problema de cada vez e à medida que eles se aproximam, não fique se desesperando por possíveis problemas; - Não deixe que sua vida gire em torno de uma única coisa, ou único tema. Quando você investe energia em uma só coisa, você está correndo o risco de deixar de ter prazer em outras; - Diga que ama alguém, mostre entrega carinho e disposição para aceitar as pessoas da forma que são não espere alguma ocasião para dizer coisas boas para as outras; - Tenha mais jogo de cintura, é muito mais fácil aceitar as mudanças quando você entende que não é possível controlar tudo nem todos; - Arrume um passatempo, não fique bitolado em trabalho, você nunca conseguirá estar à frente no seu trabalho ou em tudo que faz; - Elogie e saiba receber um elogio, a admiração pode ser sincera e faz bem ao ego; - Educação é bom e todo mundo gosta, seja educado e gentil. Agradeça o que tens. - Há pessoas que sente a sensação de que o vento está a seu favor e as coisas estão fluindo para você. 

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Massagens relaxantes nas costas

A massagem é uma arte muito antiga e conhecida. Em apenas uma sessão de massagem já resolve o humor de pessoas nervosas e estressadas. Massagens na maioria das vezes tiram o stress acumulado e relaxam. O que a grande maioria das pessoas não sabe é que existem diversos tipos de massagens diferentes que podem auxiliar em dores constantes como, por exemplo, dores nas costas, nos nervos, dores de cabeça. Cada canto do mundo existe uma massagem diferenciada pela cultura dos diferentes povos. Muitas massagens além de serem relaxantes auxiliam na saúde, muitas auxiliam até nos tratamentos pós-cirúrgicos. Muitos fazem massagem apenas relaxar o corpo, e muitos estabelecimentos proporcionam serviços domiciliares facilitando a vida dos clientes, por esse motivo o preço das massagens varia muito, porém sem dúvidas é um dinheiro muito bem investido. O lado bom das massagens é que muitas pessoas que não são profissionais sabem fazer bem feitas, ás vezes a pessoa que vive do seu lado sabe fazer massagem e não sabe que tem esse dom. Os profissionais do ramo das massagens conhecem técnicas e utilizam óleos e cremes relaxantes para deixar as pessoas que procuram os serviços saiam satisfeitos. Além de cremes e óleos, os massagistas usam aparelhos que fazem diferença, muitos não conhecem porque elas são técnicas chinesas milenares, são peças confeccionadas de madeira com rodinhas para massagear. Ainda com as técnicas orientais usando óleos naturais e movimentos harmoniosos estimulam várias partes do corpo, porém para essas massagens surtirem efeito o massagista deve ter domínio da prática. Vocês sabem quais são as principais massagens relaxantes? - Tântrica: é um estilo de massagem que tem mais de 4.500 anos. A massagem é baseada em poderes tântricos, é um objeto que estimula energia, e produz equilíbrio do corpo, mente e espírito. - Ayurveda: é uma massagem originada da Índia para fins medicinais que ativa o sistema linfático para fornecer o equilíbrio da mente através dos movimentos. Essa massagem alivia o cansaço, stress, e supera qualquer bloqueio emocional. - Shiatsu: é de origem chinesa e auxilia o corpo a estimula o bom funcionamento dos órgãos e recupera a energia. Essa massagem beneficia a saúde emocional, corporal e trás alívio de dores.  

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Sucos naturais para emagrecer

Não é tão sacrificado emagrecer tomando suco. O suco natural é saudável e nutritivo. A alimentação que contém sucos naturais é rica em valores nutritivos que oferecem sais minerais e vitaminas que o corpo precisa. Além de serem saborosos os sucos naturais hidratam o organismo e possuem qualidades estimulantes e relaxantes. Os nutrientes dos sucos naturais contribuem para ampliar a capacidade física, baixar a pressão arterial, dormir bem, fortalecer a saúde cardiovascular, aumentar a energia e melhorar a saúde a cada dia. - Suco para emagrecer: cenoura e maçã auxiliam na digestão, algas inibem a fome e estimula a saciedade, a beterraba ajuda na circulação do sangue. Para fazer o suco é preciso 1 beterraba, meia maçã, um punhado de algas secas e quatro cenouras. Passe a maçã, beterraba e cenoura na centrifuga, menos as algas e por último bate tudo no liquidificador junto com as algas. - Suco desintoxicador: essa receita revitaliza o corpo e dá um brilho espetacular para a pele. Meia porção de gengibre, três partes de cenoura, um copo de água filtrada e três porções de maçã. - Suco redutor de colesterol: essa receita reduz o colesterol, previne o câncer e melhora o mal estar estômacal e dores de cabeça. É muito indicado para pessoas acima de trinta anos. Uma porção de pepino, uma maçã, um copo de água filtrada e uma porção de salsão. - Suco anti-celulite: o pepino hidrata, desintoxica e ainda é repleto de água. A beterraba melhora a circulação sanguínea e varre as toxínas das células. Isso resulta em uma pele uniforme. A cenoura melhora o funcionamento do intestino e a maçã auxilia na digestão. Uma beterraba, meia maçã, quatro cenouras e meio pepino. Passe os ingredientes na centrifuga. - Suco de vitaminas: é rico em vitamina C e vitamina B2, aumentando a imunidade e a atividade celular. Uma porção de uvas, umas porção de leite, uma porção de melancia e mel. - Suco para refrescar: um pepino amargo, uma maçã verde e um copo de água filtrada. - Suco saudável para a pele: para uma pele saudável aposte no pepino, gengibre e laranja. Meio gengibre, uma laranja, um pepino e um copo de água filtrada. - Suco selvagem: a maçã, o abacaxi e a melancia é a combinação perfeita para retirar o excesso de sal do organismo e para a saúde e da bexiga e dos rins. - Suco refrescante: banana, mamão, limão e hortelã. É ótimo para refrescar nos dias quentes do verão. 

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

No inverno devemos nos preocupar mais com a nossa saúde interna


Pois é o inverno é a estação do ano em que estamos todos propensos a desenvolver algum tipo de doença, seja ela crônica, causada por vírus ou bactéria, por isso é que devemos nos preocupara mais com a nossa saúde – interna principalmente. Infelizmente com o frio nosso sistema imunológico fica fragilizado impedido de nos proteger como em outras épocas nos deixando mais abertos aos problemas de saúde. Independentemente da idade precisamos estar sempre atentos e nos prevenir de todas as maneiras possíveis para evitar o desencadeamento de uma doença, que quando não cuidada pode acarretar em doenças ainda mais graves. A consulta a um médico é indispensável, principalmente na fase da infância e na terceira idade. Mas pequenas atitudes podem fazer na hora de cuidar da nossa saúde, como por exemplo, nunca sair desagasalhado em dias de frio, evitar ingerir bebidas muito geladas, evitar poeiras, nunca ficar em lugar fechado sem ventilação com muitas pessoas por muito tempo. Devemos cuidar da nossa saúde como um todo e não apenas de coisas específicas, realizar um diagnóstico ao menos duas vezes por ano pode nos ajudar a detectar algum problema e evitar que ele se torne uma dor de cabeça. 

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Como prevenir as doenças no verão


Muita gente pensa que porque é verão ninguém fica doente. No entanto verão pode ser sinônimo de doenças dermatológicas. Nessa época do ano é preciso redobrar os cuidados com a pele. Prestar atenção em brotoejas, manchas esbranquiçadas pelo corpo, e até mesmo herpes nos lábios. Esses tipos de doença, geralmente são encontradas as manifestações em crianças e adolescentes, simplesmente porque não tomam cuidados simples, mas essenciais, como sentar na areia sem toalha ou até mesmo não reaplicar o protetor solar durante a exposição ao sol. Para se prevenir das brotoejas procure usar roupas leves, de preferência de algodão tomar banhos frios e se manter em locais mais arejados para não passar calo, Procurar não passar protetor solar muito gorduroso na pele. A herpes pode prevenir com o uso de protetor labial, beber muita água e muito liquido. Coma frutas e verduras por causa da imunidade. Sempre lavar bem as mãos depois de tocar a herpes, para evitar contagio. Para as manchas esbranquiçadas usar protetor solar, de preferência aos protetores menos oleosos, sempre use roupas de algodão. Geralmente essas manchas brancas são percebidas após a exposição solar, porque esses tipos de mancha não se bronzeiam e por isso se destacam em peles mais morenas. Antes de se expor aos raios do sol, procure manter uma alimentação rica em legumes, verduras e frutas e bastante liquido para evitar o ressecamento da pele. Essa doença tem causa desconhecida e tem costume de atingir pessoas com casos hereditários de bronquite, asma. Redobre os cuidados no verão 

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

O que usar para a maquiagem durar mais tempo no verão

No verão as pessoas tendem a ser mais estilosas, a estação combina com salto alto, vestidos curtos e frescos, as roupas são leves e despojadas e a maquiagem não pode derreter, mas isso não pode acontecer mesmo! Veja algumas dicas para não ficar toda borrada nessa estação maravilhosa. Antes de tudo, não existe uma maquiagem ideal e perfeita sem uma boa limpeza de pele. Lave bem o rosto e passe um adstringente de sua preferência com um pedaço de algodão. Se você tem pele oleosa e com cravos, faça uma limpeza de pele na esteticista. Se a pele for seca, limpe com sabonete e use tônico hidratante. Se a pele for mista, limpe com um sabonete para controlar a oleosidade da região T da testa e use esfoliante. Você vai precisar: - Base compacta de longa duração, no tom da sua pele; - filtro solar; - Pó compacto de longa duração, de preferência de longa duração ou o pó translúcido, no tom da sua pele; - Meninas o lápis de olho tem que ser a prova d’água; - Rímel a prova d’água (obrigatório); - O delineador tem que ser a prova d’água (obrigatório); - Fixador de sombra; - Sombras de preferência as cores da tendência; - O batom e o gloss de longa duração; - Blush em mousse, (para peles brancas, o pêssego, salmão e rosa queimado são ideais), dispense blush em pó ou em creme; - Corretivo em bastão, mas não se use corretivo muito líquido ou cremoso no verão; - Pó fixador de maquiagem, não verão não use spray; - Lenços para regular a oleosidade da pele; 

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

HORTELÃ PARA PREVENIR DORES DE CABEÇA E ENXAQUECA

Há evidências de que a hortelã, além de rica em nutrientes e minerais, é aliada no combate de problemas de fígado, cólicas, enxaquecas e gripes. Saiba mais

Conhecida cientificamente como Menthapiperita, a hortelã é uma planta aromática, utilizada tanto na medicina caseira como em forma de tempero na gastronomia. Ela é rica em vitaminas A, B e C, sais minerais como ferro, cálcio e potássio e tem o gosto mais adocicado. A planta é composta por óleos essenciais – como o mentol e a mentona -, responsáveis por causar efeito analgésico, antiespasmódico, calmante, antiviral e anti-inflamatório.
Além disso, a erva também possui flavonoides (antioxidantes capazes de proteger os vasos sanguíneos) e triterpeno, substância com efeito analgésico, antioxidante e anti-inflamatório.
NA DOSE CERTA
A especialista Gabriela Zugliani, nutricionista (RJ), diz que a recomendação de consumo para o adulto é de duas xícaras por dia entre as refeições, o equivalente a 5g de folhas secas para um copo de água fervente. “Todos podem fazer uso do chá, exceto crianças menores de seis anos, gestantes e idosos. Para portadores de doenças intestinais e cardíacas também não é indicado”, alerta Gabriela.
Para melhorar a eficácia da hortelã, alguns alimentos, quando misturados a ela, podem otimizar seu efeito. É o caso do gengibre para as náuseas, o mel para casos de vermes, o louro para gases, a romã para problemas como a parasitose intestinal, e a alcachofra, para os casos de intolerância a gorduras.
INDICAÇÕES
  • Problemas do fígado
  • Cólicas
  • Síndrome do cólon irritável e gases
  • Tosse com muco
  • Gripe
  • BronquiteEnxaqueca e dores de cabeça

domingo, 26 de outubro de 2014

DIETA PARA COMBATER O CANSAÇO EM HOMENS


Os homens costumam sofrer mais com insônia ou despertar precoce e, ainda, dores na coluna. Conheça uma dieta ideal para combater o cansaço

Às vezes o corpo deixa de funcionar porque acumulamos tarefas demais e acabamos exaustos. Uma solução de curto prazo é acrescentar à alimentação alguns aliados que são fonte natural de energia.
“Alguns sinais são comuns a qualquer pessoa que esteja cansada demais, independentemente do sexo ou da idade”, diz a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Management (ISMA) Brasil. São eles: irritabilidade, impaciência e sensação de falta de energia.
Além disso, os homens costumam sofrer também com insônia ou despertar precoce e, não raro, dores na coluna. “O excesso de trabalho, associado ao sedentarismo, prejudicam o tônus da musculatura. Isso afeta seu funcionamento e surge a dor, uma vez que ela funciona como cinturão para o tronco”, explica o ortopedista Marcelo Wajchenberg, membro da Sociedade Brasileira da Coluna.

O que colocar no prato

CAFÉ: contém cafeína, um estimulante que ajuda a manter o sistema nervoso em alerta. Isso
aumenta a sensação de energia e potencial de concentração.
CARNE VERMELHA: é rica em ferro mineral que transporta o oxigênio para várias partes do corpo.
AÇAÍ: “é rico em gorduras insaturadas, que fornecem energia para o organismo”, explica o
nutrólogo José Alves Lara Neto, da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Tem ainda alto teor de carboidratos e de açúcar, que fornecem vigor com rapidez.
LARANJA: “a fruta é ótima fonte de açúcar, que dá energia com rapidez”, diz o nutrólogo Lara Neto. lém disso, a alta quantidade de vitamina C ajuda a combater os radicais livres, cuja  quantidade em circulação no organismo aumenta quando estamos muito cansados.

Cardápio

A nutricionista Alline Cristina Schüncke, preparou um cardápio de 2.000 kcal para reduzir a fadiga:
  • Café da manhã: 1 xícara de café com leite, 2 fatias de pão integral com requeijão
    ou 1 copo de suco de laranja natural, 2 fatias de bolo integral de castanhas
  • Lanche: 1 fruta ou 1 barrinha
  • Almoço: 5 colheres (sopa) de batata-doce cozida, salada de pepino com abobrinha, 2 bifes grelhados e suco de abacaxi ou 5 colheres (sopa) de arroz integral, 1 concha de feijão, salada de couve e abóbora, 2 coxas de frango grelhada
  • Lanche: 1 pote de açaí ou 1 iogurte 0% gordura com aveia em flocos
  • Jantar: 2 fatias de pão integral com ricota e ervas, salada de alface-americana e cenoura, suco de laranja ou 1 prato de espaguete, 2 colheres (servir) de carne moída ao molho de tomate, salada de chicória refogada com milho

sábado, 25 de outubro de 2014

ALIMENTAÇÃO IDEAL PARA COMBATER PROBLEMAS NA TIREOIDE

Os nutrientes que ingerimos podem muito bem influenciar na produção hormonal da tireoide, até porque o iodo é o ingrediente chave na receita química do T3 e do T4. Veja como melhorar sua alimentação diária e prevenir problemas na glândula

Quem diz que os alimentos são matéria-prima do nosso corpo não está nem um pouco enganado. E, se você duvida dessa afirmação, a prova maior está na tireoide: como seus hormônios são compostos poriodo, seu consumo influencia na produção da glândula. “O excesso de iodo pode causa hipotireoidismo e a falta se relaciona ao aparecimento de cânceres”, pondera o endocrinologista Felipe Gaia. Essa ligação é uma velha conhecida, pois no começo do século XX o bócio — doença que se caracteriza pelo aumento fora do comum da tireoide— era considerado uma epidemia, e em 1920 foi tida a ideia de complementar o sal de cozinha com iodo, para conter o surto da doença. O resultado deu tão certo, que até hoje o sal é iodado, inclusive aqui no Brasil isso é regulado pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que exige entre 15 e 45 gramas do mineral a cada quilo de sal.

Diversos estudos científicos investigam e comprovam a relação entre uma dieta saudável e a saúde da glândula equilibrada, e não apenas devido a esse primeiro nutriente. “A alimentação garante um organismo metabolicamente ativo e rico em nutrientes, importante para o metabolismo tireoidiano, como no caso da ingestão adequada de selênio, vitamina A e ferro”, salienta a nutricionista Luciana Harfenist, especialista em nutrição funcional. Além disso, alguns outros nutrientes podem mesmo é atrapalhar a captação das vitaminas e minerais considerados eficientes para o funcionamento da glândula. 
DIETA PERSONALIZADA 
Mas como os males da tireoide são variados, é importante destacar que a dieta correta varia de caso a caso. Como o hipotireoidismoé o problema com maior incidência entre os listados, os alimentos que separamos a seguir são poderosos no controle dele. Para sintomas de hipertireoidismo, por exemplo, indica-se a investigação das causas. “Uma alimentação equilibrada e livre de toxinas, priorizando o consumo de alimentos naturais, pois não tratamos os sintomas e sim as causas, que podem cursar desde a contaminação por metais tóxicos, uso de medicamentos/drogas, consumo excessivo de sal iodado, carências nutricionais e doenças autoimunes”, destaca a nutricionista.
 

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Motivos explicam por que 51% dos brasileiros estão acima do peso

Alimentos industrializados, álcool e comer fora são alguns vilões do ganho de peso

Em 1974, somente 28,7% das mulheres e 18,5% dos homens brasileiros estavam com excesso de peso, segundo dados do IBGE. Em 2013, constatou-se que 51% da população acima de 18 anos está com sobrepeso, de acordo com a Secretaria da Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. 
A obesidade também aumentou consideravelmente, em 1974 somente 8% das mulheres e 2,8% dos homens tinham IMC (índice de massa corpórea) igual ou maior que 30. Já em 2013 o índice subiu para 17% da população. O excesso de peso e obesidade aumentam as chances de uma série de problemas como: diabetes, hipertensão, colesterol alto e acidente vascular cerebral. 
O problema não ocorre somente no Brasil. Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que em 2008 cerca de 1,6 bilhões de pessoas tinham excesso de peso e 400 milhões sofrem com a obesidade. A previsão é que em 2015 os valores cheguem a 3,3 bilhões e 700 milhões. 
Diante de um quadro tão alarmante, surge a questão: Por que a população engordou tanto nos últimos anos? Conversamos com especialistas a fim de entender as principais causas do ganho de peso. Confira e veja como melhorar seus hábitos.  

Alimentos ultraprocessados

Os alimentos ultraprocessados são aqueles modificados pela introdução de substâncias que alteram significativamente sua natureza ou seu uso e por formulações realizadas a partir de ingredientes industriais que normalmente contam com pouca ou nenhuma participação de alimentos. Exemplos destas comidas e bebidas são: refrigerantes, sucos industrializados, bolachas e salgadinhos.
Estes alimentos contribuem para o ganho de peso por serem nutricionalmente desequilibrados. Eles normalmente possuem grandes quantidades de sódio, açúcar, gordura saturada e trans, conservantes e calorias.

Além de proporcionarem o maior ganho de peso, estes componentes também favorecem uma série de problemas como diabetes, colesterol alto, complicações cardiovasculares, hipertensão, alergia, câncer, doenças renais, acidente vascular cerebral, entre outros.

Fora a questão nutricional, eles também contribuem para o ganho de peso devido a praticidade. "Estes alimentos permitem o consumo praticamente a toda a hora, você não come arroz e feijão andando na rua, por exemplo, mas com um salgadinho isto é possível. O que engorda é comer mais do que precisa e por terem tantos problemas nutricionais e serem fáceis de ingerir, os alimentos ultraprocessados causam isto", diz a nutricionista Inês Rugani Ribeiro de Castro, professora associada do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio Janeiro.

Infelizmente, este tipo de alimento está cada vez mais presente na dieta do brasileiro. "A média no país é que 30% da população tem como base em sua alimentação produtos ultraprocessados", conta Castro. Ao ingerir maior quantidade destes alimentos, as pessoas deixam de consumir opções saudáveis, como frutas, legumes, verduras, cereais e leguminosas.
 

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Receita de saúde

Suco Anti-oxidante
 
Ingredientes:
1 colher (sobremesa) de Semente de Linhaça
1 colher (sobremesa) de gérmen de trigo
2 colheres (sopa) de extrato de soja
Açúcar Demerara a gosto
1/2 cenoura
200 ml de água mineral
3 cubos de gelo
suco de 1 limão

Modo de preparo:
 
Bater tudo no liquidificador e tomar em jejum, pela manhã.