segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Dieta dos líquidos: entenda como funciona

 Entenda como funciona a dieta dos líquidos ou dieta líquida com a nutricionista Paula Castilho, da Rede Nação Verde

Dieta dos Líquidos: como funciona



Inúmeras são as dietas que surgem no dia-a-dia de homens e mulheres, dispostos a emagrecer ou, até mesmo, levar uma vida mais saudável. Mas, muitas vezes, as pessoas extrapolam os limites da saúde e do bem-estar, para que o resultado apareça de fato. Ficar sem comer por horas e seguir dieta sem orientação de um especialista são algumas decisões consideradas erradas e prejudiciais ao organismo. Entre várias opções de dietas, hoje, muito se fala da dieta dos líquidos, também conhecida como dieta líquida, composta basicamente por alimentos líquidos, como sucos, sopas, shakes e vitaminas. Por isso, a VivaSaúde procurou saber um pouco mais sobre essa alternativa de emagrecimento, seus riscos e benefícios. A nutricionista Paula Castilho, da Rede Nação Verde, marca de franquias com proposta sustentável nas linhas de nutrição, beleza, limpeza, explicou como funciona. Confira a entrevista exclusiva: 

1. Como funciona a dieta dos líquidos? 
A dieta líquida é uma dieta muito restritiva e indicada para alguns casos específicos como hidratação, pacientes com dificuldade de mastigação e deglutição, em casos de afecções do trato digestório, preparos para exames e cirurgia, pré e pós-operatórios. 
Ou, ainda, para quem deseja fazer um detox no organismo. Por isso, é indicado que se faça apenas por 1 dia, pois não traz uma quantidade de calorias suficiente e não faz o organismo trabalhar perfeitamente.

2. A dieta pode ser considerada saudável, por ser baseada em líquidos?  
É uma dieta muito restritiva, por isso, não pode ser feita por muito tempo e deve ser orientada por um nutricionista.

3. A dieta é rica em nutrientes?
Depende, se a pessoa investir no suco verde no café da manhã, por exemplo, o resultado será a diminuição da retenção de líquidos, o auxílio no emagrecimento, ganho de energia e de propriedades desintoxicantes, ideais para quem quer eliminar aquelas calorias a mais. Age como um suco detox, limpando seu organismo. 
Se combinado à alimentação balanceada e à prática de exercícios físicos, o suco verde será um excelente aliado contra a balança, agindo na queima de gordura e na retenção de líquido.

4. Quem pode se beneficiar com a dieta?
A dieta restritiva líquida é para casos de urgência, mas só pode ser feita com orientação médica e por um dia, caso a pessoa não se encaixe nos casos da primeira resposta. O indicado é que os caldos sejam feitos com legumes e verduras, pois são ricos em vitaminas e fibras. 

5. Existe algum cuidado? Há alguma restrição? 
Todo o cuidado. É preciso de acompanhamento, pois somente a nutricionista vai saber preparar um cardápio específico para cada problema e objetivo do paciente. Antes da dieta, o paciente passa por uma bateria de exames para saber como anda a saúde e para ver se é possível ou não fazer a dieta por um dia.

6. A prática de exercícios físicos é recomendável durante a dieta?  
Não, pois a pessoa tende a ficar mais fraca. Por ser de baixa caloria, pode gerar tontura e mal estar.

7. Você tem alguma dica? 
É essencial ter orientação de uma nutricionista, um dos maiores perigos é a redução extrema do aporte calórico diário, que pode levar a fraqueza e até desmaios. Por um longo período, pode gerar deficiências nutricionais e prejudicar o metabolismo. 
Levando em conta essas recomendações, uma dieta líquida saudável deve ser completa, contendo proteínas, carboidratos e fibras. É preciso incluir iogurte, leite, sucos de frutas, água de coco e sopas. 

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Granola



Granola

A mistura de grãos, frutas e castanhas da granola combina fibras e sais minerais a um sabor adocicado que combina com vários outros alimentos. As nutricionistas alertam, no entanto, que esse mix de cereais contém açúcar como ingrediente e não pode ser consumido em excesso - uma nutricionista poderá estipular a quantidade certa para a sua alimentação, mas costuma ser por volta de duas colheres de sopa por dia. 

Uma porção de 100 gramas de granola tradicional contém: 
Calorias: 480 kcal 
Carboidrato: 11,2g 
Proteína: 9,75g 
Gordura: 18,7g 
Fibras: 8,5g

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Chá preto: a bebida que ajuda a emagrecer e protege o coração

Ela também tem leve ação antioxidante, melhora o humor e é benéfico para o cérebro 

O chá preto é elaborado com a planta Camellia sinesis, a mesma que origina o chá verde e o chá branco. Esta bebida se destaca por conter grandes quantidades de cafeína, substância que ajuda no emagrecimento, aumentando a queima de gorduras. Ele também possui ação antioxidante, melhora o humor, protege o coração e previne doenças cerebrais degenerativas. 

A diferença entre os chás preto, branco, verde está na fase em que a planta é colhida e a maneira como são preparados. Entenda como cada um deles é elaborado: 

Chá branco: É produzido a partir das folhas novas e brotos, parte mais nobre da planta, que são colhidos antes das flores se abrirem. A coloração prateada desses brotos e folhas fez com que bebida recebesse o nome de chá branco. A planta não passa por fermentação e por isso conta com a ação antioxidante mais forte e menor quantidade de cafeína. Os processos para preparar a planta são a vaporização parcial e secagem ao ar na luz natural. 

Chá verde: É elaborado com a planta um pouco mais velha do que a do chá branco. Porém, ela ainda não passou por um estágio de fermentação tão grande. Por isso, possui ação antioxidante menor do que o branco, mas ainda se destaca por esse benefício, e maior quantidade de cafeína. No chá verde as folhas são colocadas sob vapor e depois secas. 

Chá preto: É feito com as folhas ainda mais velhas e passa por um processo de fermentação maior. Por isso, ele possui ação antioxidante bem menor do que os outros dois chás e muita cafeína, que irá contribuir para a perda de peso. Os processos para a sua produção são: drenagem interna sem rotação, rotação, fermentação, secagem fina.

  Nutrientes do chá preto

O chá preto conta com grandes quantidades de cafeína. Esta substância, quando consumida com moderação, diminui a sensação de fadiga e sonolência, pois possui propriedades excitantes, e estimula o cérebro. Ela também irá ajudar na digestão, já que aumenta a produção de ácidos digestivos, e aumentar a irrigação coronária. Por fim, a cafeína conta com uma ação termogênica, ou seja, aliado à uma alimentação saudável, contribui para o emagrecimento porque estimula a queima de gorduras. 
O chá preto também possui ação antioxidante
A bebida também conta com flavonoides, compostos com propriedades antioxidantes, que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, pois diminui a oxidação do colesterol ruim, LDL, e também contam com ação anti-inflamatória. Porém, o chá preto possui uma quantidade de polifenóis muito menor do que a do chá branco e o chá verde. 
Outra substância presente no chá preto é a L-teanina. Trata-se de um aminoácido que age no cérebro e favorece o aumento dos níveis de ácido gamaaminobutírico (GABA), dopamina e serotonina, neurotransmissores relacionados com a sensação de relaxamento e bem-estar.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Alimentos que combate a queda de cabelo

Muitos alimentos podem lhe ajudar com esse pequeno problema de queda de cabelo, esses alimentos combatem a queda por conta de suas propriedades, ajudando a restaurar e fortalecer as células que não compõe as raízes capilares. Você não vai querer os seus cabelos caindo nem que seja temporariamente, o que pode ser causado por diversos fatores, idade, estresse, hormônios, falta de nutrientes, etc. A grande verdade é que tudo começa na raiz, com raízes mais fortes, é claro que a queda é reduzida. O cabelo é um dos três componentes principais do sistema conjuntivo intersticial (além da pele e unhas), é constituída basicamente por uma estrutura protéica, no caso a queratina. Normalmente cada fio de cabelo, cresce continuamente por dois a quatro anos, interrompe o crescimento para posteriormente, cerca de quatro meses, cair. No seu lugar, nasce um novo fio, formando um ciclo. Portanto, há uma quantidade de queda natural. Veja alguns alimentos e nutrientes que podem lhe ajudar nesta questão. - Zinco: nutriente importante como estimulante do sistema imunológico. Banana, brócolis, cereais, carne, marisco, chocolate, batata, além de uma série de alimentos que contém zinco em suas propriedades; - Cobre: chocolates, fígado de boi, ostra, sementes de gergelim, castanha de caju, sementes de girassol, castanha do Pará e pistache. Frutas cítricas não possuem cobre, mas ajudam muito na absorção do mesmo no organismo; - Ferro: nutriente importante por participa da formação da hemoglobina, componente das hemácias. Milho, nozes, espinafre, feijão, vísceras, carne, além de outros alimentos que possuem ferro em boa quantidade; - Silício: Arroz integral, manga, ervilha, cerveja, lentilha, e mais alguns alimentos que possuam silício em suas propriedades; - Piridoxinas: trigo, aveia e milho; - Vitaminas do complexo B: são vitaminas hidrossolúveis, o que significa que se diluem nos líquidos do organismo, seu excesso é eliminado pela urina. - O ideal é que estes alimentos sejam ingeridos com uma freqüência saudável, não se atenha a um alimento ou determinado tipo de nutriente, pois você pode ter um excesso deste nutriente e deixar faltando outros, o que não resolverá seu problema. Procure não deixar faltar especialmente estes alimentos em sua dieta semanal, ou até mesmo mais freqüente que uma semana. Basicamente, assim como na queda dos cabelos, a alimentação muitas vezes é a responsável e também a solução dos seus problemas. Para uma vida mais saudável, procure se alimentar corretamente, isso lhe renderá muita qualidade de vida.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Alimentos ricos em proteínas

Veja os alimentos ricos em proteínas e a melhor forma de prepará-los: - Claras de ovos: A melhor fonte de proteínas que o dinheiro pode comprar, combinado com o mingau de aveia, uma omelete de claras de ovos e um super café da manha fornece energia para um dia inteiro. Quando estiver comprando ovos, verifique a data de validade e sempre que possível verifique se estão todos intactos, o melhor jeito de manter os ovos é refrigerado, deste modo, ao chegar em casa coloque todos na geladeira. Mesmo que os ovos conservados fora de refrigeração não sofrerem necessariamente nenhum tipo de degradação, mantendo-os refrigerados desacelera este processo ao máximo. Uma boa forma de consumir é uma omelete, veja como é fácil preparar: utilize seis claras de ovos, misture com garfo e tempere com sal e temperos diversos a gosto, de forma que misture até fazer bolhas. Unte uma frigideira com o mínimo de margarina possível, utilize fogo médio-alto e adicione as claras, após 15 segundos, reduza o fogo e com uma espátula mova a omelete de forma que todos os lados sejam cozidos. - Alcatra: Mesmo com a preferência do peito de frango por ser fonte de proteína magra, a carne vermelha magra possui proteínas de qualidade superior ao frango. Na compra procure cortes com a carne com uma tonalidade vermelha, de forma que aparente vivacidade. Cortes que apresentam mínimos pontos amarronzados já significam que a carne esta entrando em processo de deterioração, apesar de ainda não apresentar odor nesta fase. Tenha preferência para que seja cortada em bifes, com o mínimo de gorduras aparentes, em bifes de aproximadamente 100 gramas. - Salmão: O filé de salmão é uma riqueza protéica, além da quantidade adequada de gorduras insaturadas, as gorduras “boas”. O filé de salmão fresco não possui odores e coloração definida, bem alaranjada. Um bom preparo é aquecer o forno em 200ºC e coloque os filés de 100g e cozinhe por 10 a 14 minutos ou até que o ponto central do filé possa ser penetrado por um garfo, utilize tempero a gosto. - Peito de frango: Rico em proteína com mínimas quantidades de gordura, além de bom paladar, o frango é muito bem aceito pela maioria das pessoas, o preço normalmente sair mais em conta que determinados cortes de carnes. Uma boa economia é comprar grandes quantidades congeladas, tomando cuidado com a embalagem e a coloração do frango, o mesmo deve estar com coloração rosada e não branca. Possui imensa variedade de pratos. 

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Alimentos a base de proteína

Diversos alimentos são fartos em proteína. Legumes, leguminosas, verduras, carne de porco, cereais, clara de ovo, leite e derivados são ricos em proteínas. As proteínas precisam ser a base da nossa alimentação para suprir as necessidades exigidas pelo nosso organismo. Quando o organismo está com deficiência desse nutriente é provocada uma serie de problemas, além de afetar o desenvolvimento e vulnerabilidade para certas doenças. Pelo fato da proteína ser fundamental para a saúde é que ela não deve faltar na alimentação diária das pessoas. O organismo não precisa apenas de proteína para funcionar normalmente, outros nutrientes também são necessários para a boa saúde do organismo. Todos os nutrientes necessários devem ser consumidos sem exageros de forma equilibrada para não faltar nem sobrar. Geralmente quem frequenta academias sabe que é preciso aumentar o consumo de proteína para suprir o que é gasto e auxiliar no aumento muscular. A proteína pode ser consumida em todas as refeições do dia, pois os aminoácidos presentes nela são extremamente importante para o organismo, além de possuir um valor nutritivo alto. Muitas pessoas vão em busca de novas maneiras de tentar suprir os fatores, pois normalmente a forma mais simples que elas encontram está nos suplementos ricos em proteínas. Todos sabem que a auto medicação pode trazer diversas e serias conseqüências. Uma quantidade exagerada de proteína pode fazer mal, bem ai contrario do que as pessoas imaginam. O acompanhamento médico sempre deve ser feito em ralação a administração de suplementos de proteínas. A alimentação equilibrada e saudável é a maneira mais indicada para começar aos pouquinhos acostumando o organismo, só assim é garantido todos os benefícios dos alimentos. O ideal mesmo é consumir cerca de duas gramas de proteínas referente a cada quilo do corpo, essa quantidade é essencial. Por exemplo: se uma pessoa pesa 70 quilos, a quantidade ideal para o seu corpo recebe é 140 gras de proteínas. Procurar auxilio médico é importante para indicar as quantidades certas e recomendações importantes para o consumo da proteína. Procure fazer uma reeducação alimentar. 

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Amamentação alimentação da mãe

Após o nascimento do bebê a mãe se preocupa com a estética e por isso reduz o número de calorias que ingere. A maioria das mães optam por uma alimentação mais restrita durante o período de lactação para que possam voltar ao peso ideal. O que muitas mães não sabem por falta de informação é que a produção de leite gasta um número considerável de calorias. Por motivo da produção de leite a mãe precisa de uma alimentação rica em calorias, pois a produção do leite materno gasta um número maior de calorias. A gordura que foi depositada no corpo da mãe durante a gravidez também é utilizada para fornecer energia para a produção do leite e é por isso que quanto mais a mãe amamentar, maior vai ser a perda de peso, assim consequentemente a gordura que se depositou no corpo da mãe vai diminuir. As mulheres que amamentam necessitam de minerais e vitaminas. O ideal é evitar os alimentos que possuam muitas calorias e que sejam ricos em carboidratos e gorduras como frituras, bolos, doces, tortas, salgados, chocolates, sobremesas e outros. É importante que seja acrescentado a alimentação das lactantes alimentos naturais e integrais. Uma dica interessante é substituir a farinha branca e refinada pela farinha integral, substituir o pão francês pelo pão preto, o arroz pelo arroz integral, no geral é interessante substituir os alimentos normais pelos integrais. A alimentação da mãe que amamenta pode causar alergias e cólicas nos bebês, por isso é ideal e fundamental a mãe saber se alimentar bem. É importante manter uma alimentação balanceada, que possua todos os tipos de alimentos como frutas, verduras, carnes, cereais e evitar ingerir alimentos gordurosos. A mãe que alimenta deve fazer cinco refeições por dia, o café da manhã, o almoço e o jantar são fundamentais e mais os lanches intercalados entre as refeições. Alguns alimentos devem ser evitados como a cafeína, pois se a mãe ingere essa substância, ela também estará presente no leite e isso deixa o bebê irritado, enjoado e sem sono, por isso é importante substituir por alimentos descafeínados. Evite comer chocolates, chás, café e refrigerantes. Outros alimentos que não possuem cafeína podem causar alergias e cólicas como a soja, peixe, frutas secas, amendoim, ovos, mate, chá preto, verde e outros. É importante saber que não existe alimento que possa prejudicar a qualidade do leite. Não pense que ingerir leite de vaca ou cerveja preta aumenta a quantidade de leite, isso é mito. O leite materno é o melhor alimento!  

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Cuidados com o sol do verão

A exposição ao sol é necessária, mas é preciso equilíbrio. A falta de proteção adequada pode provocar queimaduras superficiais e lesões graves. As queimaduras solares normalmente são benignas. Observe os sinais de manifestação: - Pele vermelha, sensível e inchada; - A região exposta fica quente e dolorosa. Em alguns casos as queimaduras são graves. Proteja se. - Reduza o tempo de exposição, em dias de muito calor ou de muito vento; - Não exponha a pele umedecida ao sol; - Renove a aplicação dos cremes protetores após entrar na água; - Use chapéu ou boné e tome bastante água; - Não use perfumes ou produtos à base de álcool. Eles podem provocar sardas; - Fique sempre à sombra e evite exposições contínuas; - Fora dos horários de proteção fique a sombra, cubra as crianças e proteja as partes expostas com filtro solar; - A exposição saudável á luz do sol se limita aos horários de menor incidência de raios ultravioleta: das 6 às 10h da manhã e entre as 16 e 18h. - desconfie sempre do sol escondido atrás das nuvens; - Busque sempre os conselhos do médico, em caso de estar fazendo algum tratamento. Mulheres que usam anticoncepcionais devem ter esse cuidado. A pele bronzeada não significa que a pessoa esteja protegida, apesar da pigmentação. Embora pareça amortecer os efeitos solares, há risco de envelhecimento precoce da pele e câncer. Os raios ultravioleta penetram na derme, matam as células, e a pele envelhece prematuramente.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Cuidados com pele morena

A responsável pela linda cor dourada das morenas é a melanina, que da a pele o pigmento marrom. A melanina além de ser responsável pela coloração, protege a pele como um filtro solar. O cuidado com a pele morena deve ser igual a qualquer outra, existem vários fatores que danificam nossa pele sem que percebermos. Os cuidados que devemos ter são simples, manter o rosto limpo, com o uso de sabonetes em gel sugerido para o seu tipo de pele. É importante não usar o sabonete do corpo para lavar o rosto, em geral estes sabonetes são mais fortes e agridem a pele mais sensível. Para controlar o pH, é necessário o uso de loções para a pele, levando em conta o seu tipo de pele, se for oleosa ou seca. Para uma limpeza profunda, os esfoliantes são fundamentais, retiram resíduos que entopem os poros. Lembrando que só deve ser usado uma vez na semana, protegendo sempre a área dos olhos. O protetor solar é indispensável, mesmo que o tempo esteja nublado. A idade é irrelevante se tratando de cuidados, existem vários tipos de produtos específicos para cada caso. Durante a menopausa temos baixa produção de estrógeno, esse processo faz com que a pele fique mais ressecada, o corpo por sua vez, perde um pouco a capacidade de reter água. É importante lembrar, que o corpo também necessita de cuidado. Para manter a pele macia use esfoliantes, isso também ajuda a conter pêlos encravados. As áreas que mais sofrem com esse problema são pernas e virilhas. Após o banho passe um hidratante que é indispensável para quem quer uma pele bonita e hidratada. Use esfoliantes também nos joelhos, não se esquecendo de dedicar um tempo aos cotovelos e pés. Tomar bastante líquido é importante para ter uma pele saudável e bonita, e se você adora usar maquiagem, nunca se esqueça de remover todo o produto com um demaquilante indicado par o seu tipo de pele, depois use um tônico para tonificar sua pele. Sabemos que a pele morena possui mais vantagens do que a pele clara é mais resistente aos efeitos do envelhecimento. Outra característica da pele morena é que ela é mais resistente e elástica, dificultando assim o aparecimento de rugas ou marcas de expressões. Mas essas características não livram a pele morena de sofrer problemas dermatológicos, por isso é importante ter cuidados antes de passar por algum procedimento estético.