quarta-feira, 21 de maio de 2014

Enxaqueca um mal femino?

Uma dor intensa de um lado da cabeça, pulsando no ritmo das batidas do coração. Se você já viu esse filme - e fugiu para um quarto escuro e silencioso em busca de alívio -, sabe quanto a enxaqueca atrapalha a vida. A neurologista Carla Jevoux, membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia, esclarece dúvidas e apresenta as melhores armas para interromper e prevenir futuras crises.
 
Toda dor de cabeça é enxaqueca? 
Não, há quase 200 tipos de dores de cabeça (ou cefaleia), com sintomas e tratamentos diferentes. A enxaqueca é a campeã de consultas médicas. Produz dor latejante, de moderada a forte, em geral na metade da cabeça, que pode durar de quatro a 72 horas. Atinge 17% das mulheres e 7% dos homens e não perdoa nem crianças. O pico de incidência é entre 20 e 40 anos. 
 
Por que as mulheres sofrem mais? 
A enxaqueca é quase três vezes mais comum entre nós por razões hormonais: 70% das dores pioram antes e durante a menstruação. A maioria melhora na gravidez e a partir da menopausa.

Além da enxaqueca, há outras cefaleias que "preferem" o sexo feminino. Em um estudo realizado pela neurologista Eliana Melhado, da Sociedade Brasileira de Cefaleia, 81% das mulheres se queixaram de dor de cabeça ante 59,7% dos homens. A dor de origem cervical, por exemplo, inicia-se na coluna, na altura da nuca, em resposta à lesão ou não, e se alastra, atingindo a cabeça toda. Sua incidência é de quatro mulheres para cada homem. Nós também somos mais propensas às cefaleias decorrentes de hipertensão arterial, distúrbios da articulação da mandíbula (ATM), nevralgia, ansiedade e depressão. 
 
E há um tipo específico que provoca dores extenuantes de um dos lados da cabeça, além de olhos vermelhos e lacrimejantes, queda da pálpebra e coriza (hemicrania paroxística). O ataque tem curta duração (de 5 a 20 minutos), mas pode se repetir várias vezes ao dia. A dor que de longe é a mais frequente não produz tantos estragos. É a do tipo tensional: surge no fim da tarde, ocasionando uma sensação de peso ou aperto dos dois lados da cabeça devido à tensão dos músculos do pescoço e do couro cabeludo. Deflagrada sobretudo por stress, tem intensidade de leve a moderada e em geral cede com um analgésico comum.

Enxaqueca

terça-feira, 6 de maio de 2014

Alimentos saudáveis para criança.

Contar para os filhos que comer cenoura pode ajudar a enxergar melhor foi a forma que muitos pais encontraram para incentivar uma alimentação mais saudável. Mas, de acordo com uma nova pesquisa, essas mensagens causam o efeito oposto – se você disser para o seu filho que determinado alimento faz bem, é menos provável que ele o coma. Com informações do site do jornal britânico Daily Mail.

Cientistas leram uma história para crianças entre três e cinco anos, sobre uma garota que comia como lanche bolachas de água e sal e cenouras.
Ao primeiro grupo, foi dito que estes alimentos a fizeram ficar mais forte e a ajudaram a aprender a contar, enquanto que o segundo grupo não foi informado sobre nenhum benefício.

Feito isso, foi oferecido o mesmo lanche às crianças. Aqueles que não receberam nenhuma mensagem comeram mais, observaram os pesquisadores da Northwestern University em Illinois.
Isto porque a informação dá a ideia de que algo saudável deve ter o gosto ruim – sendo assim, é melhor servir o alimento sem fazer nenhum comentário.

Os autores do estudo recomendam que os pais se concentrem na experiência positiva de comer determinado alimento.

Os resultados podem ajudar também os especialistas da área da saúde no combate da obesidade infantil e das diabetes. Os resultados foram publicados no Journal of Consumer Research.